Diferente do Storytelling, nesse sistema temos um número fixo de dados para jogar: três dados de seis lados. Os testes são feitos com base na soma desses dados, que varia de 3 até 18. Abaixo vemos os possíveis valores da soma e a quantidade de combinações que podem resultar naquela soma.
+------+-------+
| Soma | Comb. |
+------+-------+
| 3 | 1 |
| 4 | 3 |
| 5 | 6 |
| 6 | 10 |
| 7 | 15 |
| 8 | 21 |
| 9 | 25 |
| 10 | 27 |
| 11 | 27 |
| 12 | 25 |
| 13 | 21 |
| 14 | 15 |
| 15 | 10 |
| 16 | 6 |
| 17 | 3 |
| 18 | 1 |
+------+-------+
A probabilidade de a soma ser menor ou igual a 10 é a mesma de a soma ser maior ou igual a 11: 50%.| Soma | Comb. |
+------+-------+
| 3 | 1 |
| 4 | 3 |
| 5 | 6 |
| 6 | 10 |
| 7 | 15 |
| 8 | 21 |
| 9 | 25 |
| 10 | 27 |
| 11 | 27 |
| 12 | 25 |
| 13 | 21 |
| 14 | 15 |
| 15 | 10 |
| 16 | 6 |
| 17 | 3 |
| 18 | 1 |
+------+-------+
"Toda vez que um personagem tentar realizar uma ação (ex., usar uma perícia), o jogador rola três dados para determinar o resultado. Isto é chamado de teste de habilidade. A tarefa em questão será bem sucedida se o resultado dos dados for menor ou igual ao número que governa a ação — quase sempre o valor de uma perícia ou de um atributo. Se não for, o teste falha."
Abaixo temos uma tabela com os possíveis números alvo, a quantidade de combinações de cada um e a probabilidade de sucesso.
+------+-------+--------+
| Soma | Comb. | Prob. |
+------+-------+--------+
| 3 | 1 | 0,46 |
| 4 | 4 | 1,85 |
| 5 | 10 | 4,63 |
| 6 | 20 | 9,26 |
| 7 | 35 | 16,20 |
| 8 | 56 | 25,93 |
| 9 | 81 | 37,50 |
| 10 | 108 | 50,00 |
| 11 | 135 | 62,50 |
| 12 | 160 | 74,07 |
| 13 | 181 | 83,80 |
| 14 | 196 | 90,74 |
| 15 | 206 | 95,37 |
| 16 | 212 | 98,15 |
| 17 | 215 | 99,54 |
| 18 | 216 | 100,00 |
+------+-------+--------+
| Soma | Comb. | Prob. |
+------+-------+--------+
| 3 | 1 | 0,46 |
| 4 | 4 | 1,85 |
| 5 | 10 | 4,63 |
| 6 | 20 | 9,26 |
| 7 | 35 | 16,20 |
| 8 | 56 | 25,93 |
| 9 | 81 | 37,50 |
| 10 | 108 | 50,00 |
| 11 | 135 | 62,50 |
| 12 | 160 | 74,07 |
| 13 | 181 | 83,80 |
| 14 | 196 | 90,74 |
| 15 | 206 | 95,37 |
| 16 | 212 | 98,15 |
| 17 | 215 | 99,54 |
| 18 | 216 | 100,00 |
+------+-------+--------+
Pelo gráfico vemos que perto do centro a variação é bem mais acentuada do que nas pontas.
Para um jogador, elevar um atributo/habilidade até o nível 12 já equivale a ter, em média, três sucessos a cada quatro jogadas.
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